Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • ICAA Record ID
    785492
    TITLE
    A transfiguração cultural
    NOTES

    Publicado originalmente em:

    RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização. Processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. Buenos Aires: [s.n.], 1969.

     

    DESCRIPTION
    24p.
    LANGUAGES
    Portuguese
    TYPE AND GENRE
    Book/pamphlet article – Treaties
    BIBLIOGRAPHIC CITATION

    RIBEIRO, D. A transfiguração cultural. In: RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização. Processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p.70-93.

    GEOGRAPHIC DESCRIPTORS
Editorial Categories [?]
Synopsis

The synopsis in English are coming soon.

Leia esta sinopse em português
Synopsis

Estabelece as categorias teóricas povos - testemunho, povos novos, povos transplantados e povos emergentes para o estudo das configurações histórico- culturais no continente americano. Trata das modificações ao longo de  500 anos das tradições culturais autênticas dos povos americanos transformadas em sociedades espúrias de culturas alienadas devido ao processo de exploração econômica a que foram submetidas as matrizes étnicas americanas durante o empreendimento colonial. Aponta a deculturação como elemento explicativo do atraso cultural  e econômico da América Latina e afirma que a auto imagem dos povos americanos, incapazes de progresso, é elemento ideológico que acaba por reafirmar os diferentes graus de desenvolvimento no continente.

Revert to English synopsis
Annotations

The annotations in English are coming soon.

Leia este comentário crítico em português
Annotations

O documento faz parte da série de Estudos de Antropologia da Civilização realizados por Darcy Ribeiro, mas é considerado trabalho autônomo.  A primeira edição de As Américas e a civilização é datada de 1969, editada em três volumes na Argentina, Escrito no exílio (imposto ao autor após a instalação da ditadura militar no Brasil) em Montevidéu, Uruguai, no período entre 1964 e 1968 o documento faz parte da produção crítica de Darcy Ribeiro relativa à história cultural e política da América Latina.
Darcy Ribeiro afirmou que foi no exílio que pode reconhecer-se como brasileiro e latino-americano e, junto com intelectuais como Mário Pedrosa no Chile, Ferreira Gullar em Buenos Aires e Francisco Julião no México, pode repensar o Brasil e o continente ibero-americana  apontando possibilidades para seu desenvolvimento econômico e cultural.
Ver também:
RIBEIRO, D . Conferência no Peru, abordando a situação deste país no contexto latino-americano, bem como a situação da América Latina no contexto mundial, 1970. (manuscrito)
RAMA, A. Transculturación narrativa em América Latina. In Cuadernos de Marcha. Montevideo, out. 1967.

 

a- Busca de categorias unificadoras baseadas em aspectos sócio-culturais

Revert to English annotations
Researcher
Equipe Brasil: Fernanda Carvalho, Jorge Schwartz (colab.)
Team
FAPESP, Sao Paulo, Brazil
Location
Acervo Pessoal Fernanda Carvalho