Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • ICAA Record ID
    1111426
    TITLE
    Artes do espaço e fluxo do tempo = Arts of space and arts of time
    IN
     Filmes de Artista : Brasil 1965-80. -- Rio de Janeiro, Brasil : Contra Capa Livraria; Metrópolis Produções Culturais, 2007
    DESCRIPTION
    p. 10- 14
    LANGUAGES
    English; Portuguese
    TYPE AND GENRE
    Book/pamphlet article – Essays
    BIBLIOGRAPHIC CITATION
    Cocchiarale, Fernando. "Artes do espaço e fluxo do tempo = Arts of space and arts of time." In Filmes de Artista: Brasil 1965-80. 10- 14. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Metrópolis Produções Culturais, 2007.
Editorial Categories [?]
Synopsis

The synopsis in English are coming soon.

 

Leia esta sinopse em português
Synopsis

Fernando Cocchiarale fala que a expansão das artes plásticas para outras artes afastou-as das tradições em que estas se inscreviam. A incorporação do tempo ao espaço seria sinal de sua contemporaneidade. Para o autor, o vídeo consolida essa trajetória por permitir a visão imediata das imagens gravadas. Relata experiências pioneiras em filmes, que considera pouco vistas, apesar mesmo de sua condição reprodutiva. Trata da idéia da pintura enquanto objeto com ponto de vista único e das tentativas da superação dessas questões.

Revert to English synopsis
Annotations

The annotations in English are coming soon.

Leia este comentário crítico em português
Annotations

O texto é parte do capítulo "Sobre filmes de artista", escrito para o catálogo da exposição "Filmes de artista: Brasil 1965-80". A mostra foi realizada no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro, entre 01 de maio e 17 de junho de 2007, sob curadoria de Fernando Cocchiarale. Trata-se de importante e abrangente retrospectiva de obras pioneiras realizadas em filme e vídeo por artistas brasileiros, constituindo contribuição significativa para a discussão dessa produção, até então pouco estudada e compreendida. Fernando Cocchiarale é crítico de arte. Teve breve atuação como artista experimental na década de 1970, quando foi um dos propositores da Sala Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Desde a década de 1980 tem destaque na crítica e curadoria de exposições. Foi diretor da Funarte - Fundação Nacional de Arte - e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Ver também:

COCCHIARALE, Fernando. Sinais da contemporaneidade no modernismo: do fazer à apropriação. In: COCCHIARALE, Fernando (org.). Filmes de Artista: Brasil 1965-80. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Metrópolis Produções Culturais, 2007, p. 9-10.
COCCHIARALE, Fernando. A produção contemporânea e as imagens técnicas. In: COCCHIARALE, Fernando (org.). Filmes de Artista: Brasil 1965-80. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Metrópolis Produções Culturais, 2007, p. 18-21.

 

l- Experimentação com meios técnicos de produção de imagens audio visuais. Foto. Filme. Videoarte. Videoinstalação. Multimeios

Revert to English annotations
Researcher
Marco Andrade
Team
FAPESP, Sao Paulo, Brazil
Credit
Reproduzido com o consentimento de Fernando Cocchiarale, Rio de Janeiro
Location
Acervo Pessoal Ana Maria Belluzzo