Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • ICAA Record ID
    1111424
    TITLE
    Apresentação / Daisy V.M. Peccinini
    IN
    Objeto na arte Brasil anos ´60. --- São Paulo, Brasil : Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, 1978
    DESCRIPTION
    p. 11, 13- 18
    LANGUAGES
    Portuguese
    TYPE AND GENRE
    Book/pamphlet article – Essays
    BIBLIOGRAPHIC CITATION
    Peccinini, Daisy V. M. "Apresentação." In Objeto na arte Brasil anos ´60, 11, 13- 18. Exh. cat., São Paulo, Brazil: Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, 1978.
Editorial Categories [?]
Synopsis

The synopsis in English are coming soon.

 

Leia esta sinopse em português
Synopsis

Daisy Peccinini apresenta a mostra "Objeto de arte Brasil anos '60". Fala da pesquisa realizada e da importância de publicar uma antologia de textos críticos, depoimentos e entrevistas com artistas. Procura construir uma visão histórica das diversas concepções do objeto na década de 1960, que considera o período de abertura para novas ordens lingüístico-estruturais. De acordo com a autora, o objeto é elemento essencial para objetivar uma realidade brasileira. Peccinini realiza, por fim, um mapeamento das diversas tendências do processo histórico do objeto: emergência, mediação, desaparição, sobrevivência.

Revert to English synopsis
Annotations

The annotations in English are coming soon.

Leia este comentário crítico em português
Annotations

A mostra "Objeto de arte Brasil anos '60" foi realizada sob curadoria de Daisy Peccinini em 1978, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado. Decorreu de extensa pesquisa de documentos, realização de depoimentos e entrevistas, e se constitui como primeira grande revisão da produção da década de 1960, concentrando-se na idéia de "objeto", para discutir as várias tendências da arte na época. Daisy Peccinini é pesquisadora e historiadora de arte. Organizou o Departamento de Pesquisa e Documentação de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, onde atuou como curadora de diversas exposições. Na Universidade de São Paulo, atuou na Escola de Comunicações e Artes e no Museu de Arte Contemporânea.

 

Ver também:

MENDONÇA, Casimiro Xavier de. Apresentação. In: MENDONÇA, Casimiro Xavier de. 63/66: Figura e Objeto. São Paulo: Galeria Millan, 1988, [p. 11-15].

 

c- A vanguarda nos anos 60: Mostras e Artistas

c- Crise das categorias artísticas. O objeto na arte contemporânea

Revert to English annotations
Researcher
Marco Andrade
Team
FAPESP, Sao Paulo, Brazil
Credit
Reproduzido com o consetimento de_Daisy Valle Machado Pecccinini, Programa de Pós- Graduação Interunidades em Estética História da Arte, USP.
Para contato se necessário ulteriores esclarecimentos: peccidvm@gmail.com
Location
Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia