Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • ICAA Record ID
    1110587
    TITLE
    Poéticas visuais = Visual poems
    LANGUAGES
    Portuguese
    TYPE AND GENRE
    Book/pamphlet article – Catalogs
    BIBLIOGRAPHIC CITATION
    PLAZA, Júlio. Poéticas visuais = Visual poems. In: Poéticas Visuais. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea - USP, 1977.
    GEOGRAPHIC DESCRIPTORS
Synopsis

The synopsis in English are coming soon.

Leia esta sinopse em português
Synopsis

Júlio Plaza indica o surgimento de um fenômeno novo, que toma a informação como processo e não como acumulação, que é produzido por agrupamentos espontâneos visando o intercâmbio de idéias. Essa produção se caracteriza pelo predomínio da quantidade de criação sobre a qualidade e pela descentralização dos centros de produção e veiculação de arte. A nova forma de operar com os meios de reprodução viria modificar a visão do mundo e da arte e seria crítica em relação à produção tradicional e pré-industrial. A função poética deixaria de ser privilegiada, sendo substituída pela manipulação do universo de signos, constituindo situação-limite do campo artístico, próximo à intersemiótica e a intermédia. O autor traça paralelismo com a linguagem da propaganda, que opera imagem e verbo, com o fim de veicular ideologias e formas de ver o mundo. Para Plaza, a comunicação é a condição mais importante em direção a um projeto da arte como liberdade.

Revert to English synopsis
Annotations

The annotations in English are coming soon.

Leia este comentário crítico em português
Annotations

O artista Júlio Plaza foi um dos principais articuladores dos processos multimídia na arte brasileira. Seu texto esclarece o propósito de conduzir a arte através dos meios comunicativos, amparada pela semiótica, e destinada a um papel crítico e libertário, questões predominantes na prática conceitual em São Paulo. A mostra "Poéticas Visuais" foi organizada por Walter Zanini e Júlio Plaza no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de Sâo Paulo, entre os dias 29 de setembro e 30 de outubro de 1977. Grande parte das obras e documentos foi enviada por via de correio, provindo de diversos países da América e Europa.

Ver também: ZANINI, Walter. As novas possibilidades. In: Poéticas Visuais. São Paulo: MAC USP, 1977.

k- Atuação curatorial

k- Intuicão semiótica

k- Nova função do museu como espaço experimental

k- Poéticas Visuais (visual e literal)   ver tb C

l- Experimentação com meios técnicos de produção de imagens audio visuais. Foto. Filme. Videoarte. Videoinstalação. Multimeios

l- Formação de nova rede institucional e suas estratégias

Revert to English annotations
Researcher
Equipe Brasil: Marco Andrade
Team
FAPESP, Sao Paulo, Brazil
Location
Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea - MAC/USP