Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • ICAA Record ID
    1110539
    TITLE
    Dieux d´Afrique
    NOTES

    Publicado originalmente como:

    VERGER, Pierre Fatumbi. Dieux d´Afrique. Paris: Paul Hartmann, 1954. 2 ed.

    IMPRINT
    Paris, França : Revue Noire, 1995
    LANGUAGES
    French
    TYPE AND GENRE
    Book/Pamphlet – Essays
    BIBLIOGRAPHIC CITATION
    VERGER, Pierre Fátúmbí. Dieux d´Afrique: culte des orishas et vodouns à l´ancienne Côte des Esclaves en Afrique et à Bahia, la Baie de Tous les Saints au Brésil.  Paris: Revue Noire, 1995. 2 ed. 416p.
    NAME DESCRIPTORS
    Verger, Pierre
    GEOGRAPHIC DESCRIPTORS
Editorial Categories [?]
Synopsis

The synopsis in English are coming soon.

Leia esta sinopse em português
Synopsis

Livro com textos e fotos de autoria do fotógrafo e etnólogo Pierre Fatumbi Verger. Documenta diferentes cultos a divindades veneradas tanto em países africanos como a Nigéria e o Benin, quanto na cidade brasileira de Salvador, capital do estado da Bahia. Esclarece que esses cultos se dirigem, em princípio, a forças da natureza e a ancestrais divinizados, formam um vasto sistema unindo mortos e vivos em um todo familiar, contínuo e solidário. Discorre sobre danças e transes, ritos iniciáticos, sistemas divinatórios, mitos, lendas, templos, objetos rituais, instrumentos musicais, culto aos antepassados e a divindades denominadas orixás e voduns, além de fazer breves alusões ao sincretismo dos deuses africanos com os santos do catolicismo. Apresenta uma biografia de Verger, uma relação de suas publicações e filmografia.

Revert to English synopsis
Annotations

The annotations in English are coming soon.

Leia este comentário crítico em português
Annotations

Trata-se da principal coletânea de textos e fotos de autoria do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger registrando manifestações religiosas comuns a países africanos e ao Brasil, no século XX. Essa pesquisa foi pioneira no sentido de demonstrar a continuidade cultural e religiosa entre os dois continentes. O documento traz registros de cultos preservados exclusivamente no Benin e na Nigéria, de onde milhares de africanos escravizados foram trazidos ao Brasil. Verger foi um destacado estudioso das relações culturais entre Brasil e África durante o século XIX, com ênfase na questão religiosa. Radicado no Brasil, viveu por trinta anos entre a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, e os países africanos Benin e Nigéria. Na França, na década de trinta, começou a atuar como fotojornalista. No Brasil, iniciou-se no Candomblé, religião brasileira de matrizes africanas, tornando-se grande conhecedor de sua cosmogonia. No Benin, aprofundou seu envolvimento com as religiões africanas, tendo recebido o título sacerdotal de Fatumbi, que incorporou a seu nome civil.

Ver também: CUNHA, Marianno Carneiro da. Da senzala ao sobrado.  Arquitetura brasileira na Nigéria e na República Popular do Benin.  São Paulo: Nobel, Editora da Universidade de São Paulo, 1985.
THOMPSON, Robert Farris. Face of the gods: art and altars of African and the African Américas. New York, Munich: The Museum for African Art, Prestel, 1993.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás. Deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador, São Paulo: Editora Corrupio, Círculo do Livro, 1981.

d1- Adesões à cosmogonia negra ou ao estudo da cosmogonia negra

d1- Arte e religiosidade

Revert to English annotations
Researcher
Equipe Brasil: Carlos Moura; Heloisa Espada (colab.)
Team
FAPESP, Sao Paulo, Brazil
Location
Acervo Pessoal Carlos Eugênio Marcondes de Moura