Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • Registro ICAA
    1111313
    AUTOR
    Fialho, Ana Letícia
    TÍTULO
    As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo / Ana Leticia Fialho
    NOTAS

    Publicado originalmente, em francês:

    Fialho, Ana Letícia. Les expositions internationales d’art brésilien: discours, enjeux, pratiques. In: PRIMEIRO Encontro de Cultura no Brasil. Paris: Embaixada do Brasil na França, fev. 2004.

    Fialho, Ana Letícia. As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo. Sociedade e Estado, Brasília, v.20, n.3, p.689-713, set./dez. 2005.

     

    IN
    Sociedade e Estado (Brasília). -- v.20, no.3 (set./dez. 2005)
    DESCRIPCIÓN
    p. 689-713
    IDIOMAS
    Portugués
    TIPO Y GÉNERO
    Artículo de revista – Conferencias
    CITA BIBLIOGRAFICA
    Fialho, Ana Letícia. "As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo." Sociedade e Estado (Brasília), v.20, no.3 (September-December 2005): 689-713.
Categorías Editoriales [?]
Resumen

El resumen de este documento será subido próximamente.

Leia esta sinopse em português
Resumen

A autora analisa presença da arte brasileira na cena artística internacional, a partir dos anos 1990. Considera que curadores e demais agentes internacionais vêm adotando um discurso politicamente correto, segundo o qual as fronteiras entre centro e periferia, que sempre organizaram o campo artístico internacional, teriam desaparecido, permitindo assim a valorização da arte de países periféricos pelas instituições mais prestigiosas dos países centrais. Contudo, o texto afirma que a maior parte dos diferentes eventos em torno da arte brasileira servem muito pouco à democratização do campo artístico ou à difusão da cultura brasileira no plano internacional. Eles, em verdade, refletiriam a globalização em seus efeitos perversos, servindo para aumentar o prestígio e o poder econômico de algumas poucas instituições e indivíduos, limitando a cultura brasileira à reprodução de seus estereótipos.

Vuelva a la sinopsis en español
Comentarios críticos

Los comentarios críticos de este documento serán subidos próximamente.

Leia este comentário crítico em português
Comentarios críticos

A partir da análise de quatro exposições de arte brasileira organizadas na exterior: "Brazil Body and Soul" (Museu Guggenheim, Nova York), "Hélio Oiticica Quasi-Cinemas" (New Museum, Nova York), "Un art populaire" (Fundação Cartier, Paris), "Tunga/Mira Schendel" (Galeria Nacional Jeu de Paume, Paris), Fialho discute como a arte braslieira está sendo absorvida no circuito internacional. Para a autora, esta recepção tem ignorado as questões próprias a essa produção, fazendo uma interpretação demasiadamente atrelada à busca pura e simples da novidade, que alimenta os diversos níveis do mercado, e às questões do "politicamente correto". Tal processo se dá de duas maneiras. A primeira, pela construção do discurso da assimilação e homogeneização, em que particularidades da produção de uma determinada região são anuladas em prol de uma visão de arte universal e atemporal. A segunda, pelo discurso da diferença. O artigo foi originalmente escrito em francês e apresentado no Primeiro Encontro de Cultura no Brasil, Embaixada do Brasil na França, em fevereiro de 2004. O texto é base da tese de doutorado de Ana Leticia Fialho, em Sciences de l'Art et du Langage, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2006), intitulada "L'insertion international de l'art contemporain brésilien. Une analyse de la présence et de la visibilité de l'art brésilien dans les institutions et dans le marché".

 

Ver também:

MILLIET, Maria Alice. As margens do sistema, Guia das Artes, n. 02, 1986

 

m- Grandes mostras

m- Internacionalização da cultura. Artista cidadão do mundo.

Vuelva al comentario crítico en español
Investigador
Equipe Brasil: Fernanda Pitta
Equipo
FAPESP, São Paulo, Brasil
Crédito
Reproduzido com o consetimento de Ana Letícia Fialho, São Paulo, Brasil.
Reproduzido com o consetimento de Lourdes Maria Bandeira, Tânia Maraca Campos Almeida, Ana Cristina Collares, Revista Sociedade e Estado, Universidade de Brasília
Localización
Internet: http://www.scielo.br/pdf/se/v20n3/v20n3a07.pdf