Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • Registro ICAA
    1111223
    AUTOR
    Bernadet, Jean-Claude
    TÍTULO
    Palavras para um corpo xerocado / Jean-Claude Bernardet
    IN
    Xerox action. -- São Paulo : MAC USP, 1983
    IDIOMAS
    Portugués
    TIPO Y GÉNERO
    Artículo de libro/folleto – Ensayos
    CITA BIBLIOGRAFICA
    Bernadet, Jean-Claude. "Palavras para um corpo xerocado." In Xerox action. São Paulo: MAC USP, 1983.
    DESCRIPTORES NOMBRES
    DESCRIPTORES GEOGRÁFICOS
Resumen

 

El resumen de este documento será subido próximamente.

 

Leia esta sinopse em português
Resumen

Jean-Claude Bernardet apresenta a mostra do artista Hudinilson Jr. Aponta a presença da imagem de um corpo masculino fragmentado, que se configura em uma sequência austera e ordenada de retângulos cinzentos. Percebe que a aproximação traz simultaneamente o distanciamento, e que a relação com a máquina espetaculariza o corpo, ao mesmo tempo que o nega e o anula. Segundo Bernardet, o desejo de contato é indefinidamente adiado e frustrado, gerando familiaridade e reconhecimento do esfacelamento do próprio corpo.

Vuelva a la sinopsis en español
Comentarios críticos

Los comentarios críticos de este documento serán subidos próximamente.

Leia este comentário crítico em português
Comentarios críticos

A exposição "Xerox Action" foi realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo entre 02 e 28 de agosto de 1983, simultaneamente à performance "Narcisse", acontecida no mesmo mês no Centro Cultural São Paulo. Hudinilson Jr integrou o grupo artístico 3nós3, que desenvolveu intervenções na cidade de São Paulo no final da década de 1970 e início da década de 1980. Após a dissolução do grupo, Hudinilson Jr inicia a série de obras focadas na imagem do corpo masculino e no mito de narciso, utilizando principalmente meios tecnológicos, como a reprodução Xerox. Jean-Claude Bernardet é professor da área de cinema e comunicações na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Cineasta e crítico de cinema , exerceu papel importante na formação dos artistas ligados aos multimeios e às novas tecnologias em São Paulo. A revista Arte em São Paulo parte do princípio de criar uma possibilidade de manifestação independente que interfira no circuito de arte. Inicialmente tendo como editor o artista Luiz Paulo Baravelli, a função será exercida mais tarde pela jornalista Lisette Lagnado. A revista terá 37 edições e será veiculada até 1987.

 

Ver também:

HUDINILSON JR. Idéias que norteiam / nortearão "xerox action". In: HUDINILSON JR. Xerox action. São Paulo: MAC USP, 1983.

 

d4- Gênero

l- Exploração da linguagem a partir de meios de produção, comunicação e distribuição usuais na sociedade de consumo. IMPRESSOS. REPRODUÇÃO

Vuelva al comentario crítico en español
Investigador
Equipe Brasil: Marco Andrade
Equipo
FAPESP, São Paulo, Brasil
Crédito
Reproduzido com o consetimento do autor, São Paulo, SP
Localización
Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo