Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • Registro ICAA
    1110795
    AUTOR
    Barros, Souza, 1903-1984
    TÍTULO
    O papel da imprensa e sua renovação
    IN
    A década 20 em Pernambuco (una interpretação). -- Recife, Brasil : Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1985
    DESCRIPCIÓN
    p. 179- 195
    IDIOMAS
    Portugués
    TIPO Y GÉNERO
    Artículo de libro/folleto – Ensayos
    CITA BIBLIOGRAFICA
    Barros, Souza. "O papel da imprensa e sua renovação." In A década 20 em Pernambuco (uma interpretação), 179- 195. Recife, Brazil: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1985.
    DESCRIPTORES GEOGRÁFICOS
Resumen

El historiador Souza Barros ofrece aquí un aporte de índole naturalista en base a documentos y testimonios de época. El autor pone en evidencia los principales aspectos de la década de los veinte en el Estado de Pernambuco (noreste braileño) y lo realiza desde el punto de vista literario, cultural, sociopolítico y económico.

Leia esta sinopse em português
Resumen

O historiador Souza Barros oferece uma contribuição memorialista, com apoio de documentos e testemunhos de época, colocando em evidência os principais aspectos da década de 1920, em Pernambuco, do ponto de vista literário, cultural, socio-político e econômico. O livro não está reproduzido na íntegra, neste arquivo. Foi posta em relevo a segunda parte da obra, apresentada por Joaquim Cardoso ("Prefácio-Testemunho dos Aspectos Sócio-Culturais", p. 135-149), da qual destacamos dois capítulos: No sétimo capítulo, chamado "Aspectos Culturais" (p151-178), Souza Barros identifica os agentes da renovação cultural, expõe formas de organização do meio de arte e tece comentários sobre questões estéticas e ideológicas do período. Chama a atenção para aspectos da renovação artística em São Paulo, lembrando que o modernismo de Mário de Andrade pouco tinha do futurismo, voltado, como estava, ao folclore e à cultura popular. Faz alusão às primeiras sementes da renovação regional lançadas anteriormente por Gilberto Freire, que vieram a se frutificar somente depois no 1o Congresso Afro-Brasileiro, no Recife. O texto contribui para uma devida compreensão da renovação que se nutre de aspectos tradicionalistas. No oitavo capítulo, "O papel da imprensa e sua renovação" (p.179-195), interessa sobretudo o papel desempenhado pela "Revista do Norte", com aspecto gráfico cuidado e com desenhos de Manoel Bandeira e o papel assumido pelo "Livro do Nordeste" (uma edição comemorativa do centenário do jornal "Diário de Pernambuco"). Souza Barros também destaca o lançamento do primeiro livro de Ascenso Ferreira, "Catimbó", publicado pela "Revista do Norte", além de esclarecer a relação do poeta com este orgão que traz raros textos de sua autoria.

Vuelva a la sinopsis en español
Comentarios críticos

La parte que se destaca en este archivo implica la segunda parte de la obra presentada por Joaquim Cardoso “Prefácio-Testemunho dos Aspectos Sócio-Culturais”, de la cual se reproducen tan sólo dos capítulos. En el séptimo, “Aspectos Culturais”, Souza Barros identifica los agentes de una renovación cultural, exponiendo diversas formas de organización del medio artístico y llega a comentar asuntos tanto estéticos como ideológicos de la época. Destaca el caso de São Paulo, cuestionando a quienes postulan el proyecto “modernista” de Mário de Andrade como si fuera futurista, a pesar de la importancia que le otorga a la cultura popular y al folklore. Alude a la renovación regional propuesta por el sociólogo Gilberto Freire, que fructifica sólo después del Primeiro Congresso Afro-Brasileiro, en Recife. Se trata de un aporte que renueva la lectura de aspectos tradicionalistas.

 

En el octavo capítulo, “O papel da imprensa e sua renovação” destaca el rol ejercido por la Revista do Norte, con diagramación y dibujos de Manoel Bandeira; más aún, subraya todo lo referente al Livro do Nordeste (en edición conmemorativa del centenario del Diário de Pernambuco). Souza Barros enfatiza, inclusive, el lanzamiento del libro de Ascenso Ferreira, Catimbó, publicado por la Revista do Norte, vinculando al poeta con ese órgano.

Leia este comentário crítico em português
Comentarios críticos

O leitor interessado em estender a leitura até o capítulo IX, "Ainda aspectos culturais" (p 197-215), poderá encontrar informações sobre a consolidadação institucional das escolas superiores, na década de 20 no Recife, além de menção aos artistas ativos na cidade, neste período.

 

b- Aliança entre modernismo e tradição

b- Experiencia regional e renovação artística

Vuelva al comentario crítico en español
Investigador
Clarissa Diniz
Equipo
FAPESP, São Paulo, Brasil
Localización
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM