Documents of 20th-century Latin American and Latino Art

www.mfah.org Home

IcaadocsArchive

Document first page thumbnail
  • Registro ICAA
    1110644
    AUTOR
    Pecorari, Alzira
    TÍTULO
    Depoimentos sobre o Grupo Guanabara, PECORARI, Alzira et al. Depoimentos sobre o Grupo Guanabara. [S.l.]: EQUIPE TÉCNICA DE PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, 1988/1989.
    DESCRIPCIÓN
    29p.
    IDIOMAS
    Portugués
    TIPO Y GÉNERO
    Manuscrito – Testimonios
    CITA BIBLIOGRAFICA
    PECORARI, Alzira et al. Depoimentos sobre o Grupo Guanabara. [S.l.: EQUIPE TÉCNICA DE PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO], 1988/1989. p.1-29. Manuscrito.
    DESCRIPTORES DE TÓPICO
    OTROS AUTORES
    Ianelli, Arcangelo; Fukushima, Tikashi, 1920-; Mori, Jorge Mitsuru; Marjo, 1953-; Wega Nery; Takaoka, Carmem; Coaracy, Ismenia; Handa, Tomoo, 1906-
Categorías Editoriales [?]
Resumen

El resumen de este documento será subido próximamente.

Leia esta sinopse em português
Resumen

Depoimentos dos artistas Alzira Pecorari, Arcângelo Ianelli, Tikashi Fukushima, Jorge Mori, Marjô (Maria José Calheiros de Mattos), Wega Nery, Carmem Takaoka, Ismênia Coaracy e Tomoo Handa, integrantes do Grupo Guanabara, formado na cidade de São Paulo, entre 1950 e 1959. Os artistas discorrem sobre a constituição e as atividades do grupo, a relação com os colegas, o mercado de arte nos anos cinqüenta, o interesse de críticos por sua produção e, também, sobre seus percursos individuais. Enfatizam que a produção do grupo era diversificada. Muitos comentam a importância da influência exercida pelo pintor japonês Yoshyia Takaoka, membro do Grupo Guanabara que foi professor de pintura de grande parte dos depoentes.

Vuelva a la sinopsis en español
Comentarios críticos

Los comentarios críticos de este documento serán subidos próximamente.

Leia este comentário crítico em português
Comentarios críticos

O documento reúne trechos de depoimentos recolhidos pela Equipe Técnica de Pesquisa em Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em 1988 e 1989. O Grupo Guanabara reuniu artistas de origem nipônica e italiana a brasileiros, durante a década de cinqüenta, em São Paulo. Esses artistas desenvolviam uma produção pictórica diversificada e se mantinham independentes das tendências construtivas. Os depoimentos esclarecem aspectos do meio artístico paulistano da época, tal como a precariedade do mercado de arte que levava os artistas a exercerem outras profissões. Informa ainda sobre as condições de trabalho dos artistas japoneses e seus descendentes e sobre a influência das Bienais de São Paulo na difusão do abstracionismo no Brasil.

 

Ver também: Grupo Seibi. In: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 8º Salão de Artes Plásticas do "Grupo Seibi", 1964. Catálogo de exposição.
HANDA, Tomoo; LOURENÇO, Maria Cecília França. Depoimento: Tomoo Handa. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1982. Datiloscrito.
HANDA, Tomoo. 1ª Ata Grupo Seibi. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1935. Datiloscrito.
MARTINS, Ibiapaba. Meia hora no "atelier" do Jacaré. Correio Paulistano, São Paulo, 03 jan. 1948.
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nipos brasileiros. Mestres e alunos em 50 anos. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1984. Catálogo de exposição.
TAKAOKA, Yoshyia; PECCININNI, Daisy. Depoimento de Yoshyia Takaoka ao Centro de Pesquisa de Arte Brasileira... São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 1976. Transcrição de áudio.

 

j- Artistas imigrados de origem japonesa

Vuelva al comentario crítico en español
Investigador
Equipe Brasil: Heloisa Espada
Equipo
FAPESP, São Paulo, Brasil
Localización
Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo